Sistema de Informação Logística
Sistema
de informação logística é uma
ferramenta que interliga as atividades logísticas num processo integrado. Este
processo integrado é constituído por quatro níveis de funcionalidade:
transações, controlo de gestão, análise de decisão e planeamento
estratégico (Bowersox et al., 1996, p. 194).
Funcionalidade da
informação e princípios
Desde
a sua criação, a logística foca-se na eficiência do fluxo de
bens ao longo dos canais de distribuição. O fluxo de informação era, muitas
vezes, menosprezado, porque nem sempre foi visto como de vital importância para
o cliente. Para além disso, a velocidade das trocas de informação era limitada
à velocidade de circulação do papel.
A
informação exata e atempada, é vista como sendo de importância crítica para o
projeto de sistemas logísticos por três razões (Bowersox et al., 1996,
p. 186):
·
os clientes têm necessidade de
observar informações sobre o estado da encomenda, disponibilidade do produto,
tempo de entrega e faturação, sendo como tal, estes elementos necessários de
um conglomerado total do serviço prestado;
·
com o objectivo de se reduzir
os stocks ao longo da cadeia de abastecimento, os gestores aperceberam-se que a
informação pode ser eficiente na redução dos mesmos e das necessidades de
mão-de-obra;
·
a informação aumenta a
flexibilidade em relação ao como, quando e onde devem os recursos ser aplicados
para ganhar vantagem estratégica.
Funcionalidade da informação
Como
dito anteriormente, os sistemas logísticos constituem processos integrados
constituídos por 4 níveis de funcionalidade: Transação, controlo de gestão,
analise de decisão e planeamento estratégico, podendo ser por vezes
representados graficamente em forma de pirâmide. O nível mais básico, a
transação, inicia e regista atividades logísticas individuais, tais como
entrada de encomendas, seleção de encomendas, envio de encomendas, preços,
faturação e inquéritos de clientes. O segundo nível, controlo de gestão,
foca-se nos relatórios e medições de índices de desempenho. Estes índices de
desempenho são necessários para poder fornecer à gestão um feedback sobre
os níveis de serviço e utilização de recursos. O terceiro nível, análise de
decisão, foca-se na DIRETAMENTE DO SUL DO BRASIL decisão de aplicações para
assistir os gestores a identificar, avaliar e comparar estratégias logísticas e
alternativas tácticas. O quarto e o último nível, planejamento estratégico, tem
como objectivo o suporte de informação ao desenvolvimento e melhoramento de
estratégias logísticas (Bowersox et al., 1996, p. 187-188).
Princípios
Os
sistemas de informação logística
têm que incorporar seis princípios/características de modo a serem capazes de
cumprir as necessidades de informação dos gestores e suportar adequadamente o
planejamento e operação da empresa (Bowersox et al., 1996, p. 190-192):
Disponibilidade
Primeiro
que tudo, a informação logística tem que estar disponível de uma
forma consistente. A rapidez de disponibilidade é necessária para conseguir
responder às necessidades dos clientes e à gestão de decisões. Esta rapidez é
critica pois, os clientes necessitam frequentemente de aceder ao nível de stock
e ao estado das encomendas.
A
descentralização das operações logísticas exige que a informação esteja
disponível e possa ser atualizada em qualquer lugar num país, ou mesmo no
mundo. Desta forma, a disponibilidade da informação pode contribuir para a
redução da incerteza dos tempos de planeamento e operação.
Rigor
A
informação logística deve ser rigorosa de modo a poder refletir tanto o estado
atual como o periódico das atividades de forma a refletir tanto as encomendas
dos clientes como o nível dosstocks. O rigor é definido como a relação
entre a informação registada pelo sistema de informação logística e os níveis
ou estados físicos atuais.
Oportuno
Existem
momento certos em que a informação é necessária, e como tal a informação
logística tem que ser disposta oportunamente de modo a fornecer um feedback útil
à rápida gestão. Considera-se como momento oportuno, o atraso entre a
ocorrência da atividade e a disponibilidade da informação no sistema
logístico.
Excepção
Estes
sistemas de informação tem que ser baseados em excepções de modo a conseguirem
enfatizar problemas e oportunidades. As operações logísticas incluem
frequentemente um largo número de clientes, produtos, fornecedores e
fornecedores de serviços.
Flexibilidade
Têm
de ser flexíveis de modo a conterem capacidade para cumprir as necessidades
tanto dos utilizadores do sistema como dos clientes. Os sistemas de informação
logística têm que ser capazes de fornecer informação à medida das necessidades
de clientes específicos.
Formato apropriado
Estes sistemas têm que ter o
formato apropriado, pois têm que fornecer relatórios logísticos com uma
disposição que seja perceptível, contendo a informação, estrutura e sequência
correta.
Arquitetura da
informação
Os
sistemas de informação logística combinam com um nexo de logística software e hardware para
gerir, controlar e medir as atividades logísticas. O hardware incluí
computadores, dispositivos de input/output e
multimédia. O software incluí sistemas operativos e aplicações
utilizados no processamento de transações, controlo de gestão, análise de
decisão e planeamento estratégico. Este tipo de arquitetura inclui a
informação base para manter o armazenamento dos dados e a execução de
componentes. A informação base contêm ordens de compra, estado dos stocks e
encomendas dos clientes. O armazenamento de dados contém informação relativa a
atividades passadas e o seu estado corrente e bases para planeamentos futuros
(Bowersox et al., 1996, p. 194).
Reengenharia de
processos e sistemas de informação logística
Nos dias de hoje
muitas empresas estão a rever a forma como processam os seus negócios de modo a
conseguirem manter-se competitivas. A reengenharia dos processos de negócio é
um termo entre muitos outros utilizados atualmente, que serve para descrever o
processo de modificação do método em que uma empresa opera. À medida que uma
empresa realiza certas mudanças, os sistemas de negócio têm que mudar e
desenvolver-se de modo a suportar as novas formas de negócio. Os sistemas de
informação logística têm vindo a ser utilizados para ajudar ao suporte de novos
processos e estratégias de um ambiente cada vez mais concorrencial (Robeson et
al., 1994, p. 727-728).
Referências
Em
inglês
·
BOWEROX, Donald
J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby - Logistical management: the
integrated supply chain process. Nova Iorque:
McGraw-Hill, 1996. ISBN 978-0-07-114070-6
·
ROBESON, James
F.; COPACINO, William C., eds. - The logistics handbook. Nova
Iorque: The Free Press, 1994. ISBN 978-0-02-926595-6
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